Veja o que pode e o que não pode levar para o concurso para professor da rede estadual da PB
12/07/2025
(Foto: Reprodução) Cartões de confirmação de inscrição, junto com os locais de provas, estão disponíveis para consulta no site da banca organizadora do concurso. Veja o que pode e não pode levar para o concurso para professor da rede estadual da Paraíba
Freepik
O concurso para professor da rede estadual da Paraíba vai ser aplicado neste domingo (13). Por isso, o g1 reuniu as principais informações sobre o certame, como horários e o que pode ou não ser levado para os locais de provas.
Os cartões de confirmação de inscrição, junto com os locais de provas, estão disponíveis para consulta no site da banca organizadora do certame, o Idecan.
🚩Confira o cartão de confirmação de inscrição no concurso
Horário das provas
As provas do concurso serão aplicadas em dois turnos, nos seguintes horários:
8h às 12h - Professor de Educação Básica IV: Artes, Biologia, Matemática e Língua Portuguesa.
15h às 19h - Professor de Educação Básica IV: Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Espanhola, Língua Inglesa, Química e Sociologia.
Veja os locais de prova
O que pode levar
A primeira recomendação do edital do certame é que os candidatos cheguem aos locais de provas com antecedência de 60 minutos.
O candidato deverá levar caneta esferográfica azul ou preta, feita de material transparente e de ponta grossa, o Cartão de Confirmação de Inscrição e documento de identidade original com foto.
O documento deve estar em perfeitas condições para permitir a identificação clara do candidato e de sua assinatura. Em casos excepcionais, será aceito boletim de ocorrência, conforme previsto no edital.
O que não pode levar
Por outro lado, alguns documentos não serão aceitos como forma de identificação. Entre eles estão certidões de nascimento, títulos eleitorais, carteiras de motorista sem foto, carteiras de estudante, carteiras funcionais que não tenham valor de identidade, documentos ilegíveis, danificados ou não identificáveis, bem como cópias, mesmo autenticadas, ou protocolos de documentos.
Documentos digitais só serão aceitos se estiverem listados no edital e apresentados em seus aplicativos oficiais.
Durante a realização da prova, não será permitida a comunicação entre candidatos nem o uso de materiais como calculadoras, livros, anotações, impressos, protetor auricular, lápis, borracha ou corretivo.
Também será proibido portar equipamentos eletrônicos como celulares, relógios de qualquer tipo, tablets, smartphones, MP3 e MP4, gravadores, câmeras, entre outros.
Todos esses objetos deverão ser guardados em saco opaco fornecido pelo IDECAN, devidamente lacrado e identificado, sem que haja responsabilidade da banca organizadora por danos ou perdas.
Além disso, o edital prevê a eliminação de candidatos que deixarem o local do procedimento de heteroidentificação antes do encerramento, se recusarem a ser filmados durante esse processo, não comparecerem à convocação ou forem flagrados em tentativa de fraude ou má-fé, ainda que o concurso esteja em andamento.
Vagas
Ao todo, são 2 mil vagas para cargos de nível superior. Os salários são de R$ 6.944,09. Veja a lista de cargos com oportunidades abertas:
Artes - 165 vagas;
Biologia - 98 vagas;
Educação Física - 201 vagas;
Filosofia - 69 vagas;
Física - 86 vagas;
Geografia - 161 vagas;
História - 177 vagas;
Língua Espanhola - 103 vagas;
Língua Inglesa - 127 vagas;
Língua Portuguesa - 319 vagas;
Matemática - 347 vagas;
Química - 76 vagas;
Sociologia - 71 vagas.
O certame terá duas etapas. A primeira delas é a prova objetiva, aplicada no dia 13 de julho em 16 cidades paraibanas. A segunda fase é a prova de títulos, entre os dias 27 e 29 de agosto.
Por fim, o resultado final do concurso será divulgado no dia 24 de outubro.
Concurso para professor da rede estadual da Paraíba
Vagas: 2 mil
Nível: superior
Salário: R$ 6.944,09
Inscrições: 10 de abril a 22 de maio
Provas objetivas: 13 de julho
Resultado final: 24 de outubro
Edital do concurso para professor da rede estadual da Paraíba
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba