Administração de Fernando de Noronha esclarece como acusado de homicídio entrou na ilha legalmente
24/08/2025
(Foto: Reprodução) Acusado está preso na delegacia de Noronha
Ana Clara Marinho/TV Globo
A prisão de um homem de 38 anos em Fernando de Noronha, acusado de homicídio em Chapadão do Sul (MS), gerou polêmica na ilha. O suspeito, identificado apenas pelas iniciais F.B.S., era foragido da Justiça, mas havia conseguido autorização para morar e trabalhar legalmente em Noronha.
Para ter o registro aprovado no setor de Controle Migratório da Administração de Fernando de Noronha, é necessário apresentar um contrato com empresa local e o documento conhecido como "nada consta", que atesta ausência de pendências criminais.
📲 ✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
De acordo com a Polícia Civil, ele é acusado de matar um homem a pauladas e fugir em seguida. O suspeito foi preso na quinta (21).
Neste domingo (24), a Administração da Ilha enviou uma nota e esclareceu o que aconteceu neste caso.
Segundo o comunicado, F.B.S. entrou em Noronha no dia 24 de junho de 2025 com isenção previamente autorizada. O pedido foi feito por uma empresa cadastrada e regularizada na ilha. A documentação foi enviada e analisada pelo setor migratório.
A Administração da Ilha afirmou que todas as solicitações passam por análise rigorosa para evitar fraudes. O texto citou, como exemplo, um caso recente de uso indevido de CPF de terceiros, descoberto no aeroporto e repassado às autoridades competentes.
Ainda de acordo com a nota, os procedimentos seguem a legislação federal, o decreto distrital e normas internas. Sobre a exigência de antecedentes criminais, a Administração de Noronha explicou que é solicitado o documento estadual do local de residência do candidato. No caso de F.B.S., não havia registros contrários.
O governo local reforçou que os antecedentes são consultados em portais oficiais e que condenações só aparecem após o trânsito em julgado, ou seja, quando não cabe mais recurso.
A Administração de Fernando de Noronha destacou compromisso com a legalidade e a transparência nos processos migratórios, ressaltando que atua sempre com base em dados oficiais.
Prisão
A Polícia Civil de Noronha recebeu informações da Polícia Militar do Mato Grosso do Sul sobre a presença do foragido na ilha. As investigações foram conduzidas pelo delegado Marcus Camurça e resultaram na prisão do suspeito.
Na sexta-feira (22), ele foi levado para o Centro de Triagem e Observação Criminológica Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, e depois transferido para Chapadão do Sul, onde o crime aconteceu.
Veja abaixo vídeo de operação policial de para combate ao tráfico de drogas em Fernando de Noronha.
Polícia realiza operação para combate ao tráfico de drogas em Fernando de Noronha
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias