Balões gigantes assustam moradores, caem em poste e dentro de empresa na Baixada Santista, SP; veja
23/08/2025
(Foto: Reprodução) Balões assustam moradores na Baixada Santista, SP
Dois balões gigantes assustaram os moradores na manhã deste sábado (23) em Cubatão e Mongaguá, no litoral de São Paulo. Um deles atingiu um poste e interrompeu o fornecimento de energia elétrica. Já o outro caiu em uma empresa. Segundo apurado pelo g1, ninguém ficou ferido.
Uma das quedas ocorreu por volta das 7h40 dentro da área da Usiminas, empresa siderúrgica de Cubatão. De acordo com a Polícia Militar (PM), um funcionário contou que viu o balão caindo e acionou os bombeiros civis da empresa.
Os profissionais avaliaram que o objeto tinha seis metros e constataram que não havia risco de incêndio. Desta forma, eles acionaram a equipe da PM, que apreendeu o balão e apresentou a ocorrência de crime ambiental no 1º Distrito Policial (DP) de Cubatão.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Em Mongaguá, um balão foi flagrado por um morador após cair em cima de um poste de energia na Rua Santa Cecília, por volta das 9h deste sábado. Um vídeo gravado por Vitor Roots mostra o objeto muito próximo de um transformador de energia (assista no topo da reportagem).
Em nota, a Neoenergia Elektro informou que o fornecimento de energia na rua foi interrompido por aproximadamente 40 minutos. Ainda segundo a empresa, equipes da concessionária atuam na retirada do balão.
Balões caíram em poste de Mongaguá (à esq.) e empresa de Cubatão (à dir.)
Vitor Roots/SOS Mongaguá e PM
A Prefeitura de Mongaguá informou que nem a Guarda Civil Municipal e nem a Defesa Civil foram acionadas para atendimento da ocorrência relatada. Segundo informações apuradas, o artefato que caiu em rede elétrica na região do Agenor de Campos não possuía tocha, sendo inflado a gás.
Procurado pelo g1, o Corpo de Bombeiros informou que não foi acionado para as ocorrências. A Usinimas, a prefeitura de Cubatão e a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) não se manifestaram até a publicação desta reportagem.
Flagrante no céu
Um balão também foi flagrado no céu nos arredores da Rodovia Cônego Domênico Rangoni, próximo ao pedágio Piaçaguera-Guarujá (assista no topo da reportagem). Não há confirmação se o objeto é o mesmo que caiu na Usiminas.
"Reduzimos a velocidade para passar no pedágio 'sem parar' e, após a cancela, ele estava vindo sentido rodovia e caindo muito rápido, bem próximo do pedágio", relembrou o maquinista Diego Brasil.
Crime
Soltar balões é crime ambiental previsto na Lei de Crimes Ambientais (9.605/98), com pena de detenção de um a três anos, além de multa, independentemente de haver incêndio ou não.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos