Câmeras são instaladas em fazendas após ataques de onça e proprietários rurais recebem orientações de segurança
12/05/2025
(Foto: Reprodução) Ataques deixaram bezerros e porcos mortos, além de um filhote de cavalo ferido. Pelo menos quatro fazendas foram afetadas desde o início de maio. Naturatins visita zona rural de Talismã após ataques de onças na região
Reprodução/João Carlos Lopes
Equipes do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) instalaram câmeras em duas fazendas onde foram registrados ataques de onça, em Talismã. Os técnicos visitaram proprietários rurais e coletaram informações sobre os incidentes e deram dicas de segurança, segundo o estado. Os ataques começaram no início de maio. Animais como bezerros, porcos e um filhote de cavalo foram mortos ou ficaram feridos.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Segundo a Prefeitura de Talismã, as visitas aconteceram neste domingo (11). O município solicitou apoio do Instituto por meio de ofício no dia 7 de maio. Na última sexta-feira (9), o órgão confirmou que uma equipe iria para a região investigar o caso e tomar as medidas necessárias.
O Naturatins informou que o monitoramento é feito para "diagnosticar os conflitos e propor soluções para a convivência entre animais silvestres, humanos e seus animais domésticos".
Para evitar mais casos, o Instituto recomendou que os fazendeiros seguissem algumas medidas de segurança como:
Redobrar atenção fora de casa, especialmente com crianças;
Não oferecer comida ou água aos animais silvestres;
Manter o quintal limpo, sem resíduos ou restos de alimentos;
Trancar galinheiros e pocilgas à noite;
Em caso de encontro com animal silvestre: manter a calma, evitar aproximação e agir com cautela;
Instalar cercas elétricas ao redor das residências e abrigos animais como medida adicional de segurança.
Animais são atacados por onças em fazendas de Talismã
Reprodução
LEIA TAMBÉM
Animais mortos e medida de segurança para crianças: o que se sabe sobre ataques de onça em fazendas no Tocantins
Novo ataque de onça deixa bezerro ferido em fazenda de Talismã; VÍDEO
Criança fica ferida após ataque de piranha em praia de Palmas e mãe reclama: 'Ninguém para dar suporte'
Ataques de onças em Talismã
Na região já foram registrados ataques de onças em pelo menos quatro fazendas. Vários animais foram encontrados mortos. O primeiro aconteceu no dia 3 de maio, na Fazenda Peroba. Depois, foram registrados ataques no dia 5 e 6, nas fazendas Porteira Velha e Renascer. O último ocorreu no sábado (10), por volta das 6h, na Fazenda Volta Grande.
Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, João Carlos Lopes, as onças costumam atacar de madrugada, no nascer do sol, mesmo horário em que as crianças saem para pegar o ônibus escolar.
Bezerro é ferido em ataque de onça em fazenda de Talismã, diz prefeitura
Por isso, o município estabeleceu que os alunos que precisam se deslocar das fazendas para pegar o ônibus escolar serão buscados em casa. Até a captura do animal os pais devem deixar as porteiras das propriedades abertas para facilitar a entrada do motorista.
Até o momento as informações são de que foram atacados bezerros, porcos e um filhote de cavalo.
A prefeitura ainda informou que as onças estão concentradas nas reservas, locais que oferecem vegetação e comida para esses animais. Nesses espaços também estão localizadas as propriedades rurais.
"Na região do Canoeiro, nessa fazenda, nós temos a maior reserva de área contínua da região. A outra, que seria a Fazenda Felicidade, junto com a Fazenda Juriti, é uma outra porção de terra que tem reserva bem grande. Já no caso do Monte Lírio e da Peroba, é reserva também, porque é a serra. Então, elas estão concentradas nas reservas. É onde tem comida e a vegetação para elas ficarem”.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.