Silos de quatro fazendas no Piauí são interditados após morte de trabalhador por inalação de gases de grãos
23/05/2025
(Foto: Reprodução) Fazendas descumpriam normas relacionadas ao trabalho em espaços confinados, como a disponibilização de dispositivos que consigam medir a concentração de gases tóxicos. Silos de quatro fazendas no Piauí são interditados após morte de trabalhador por inalação de gases de grãos
Divulgação/MTE
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) interditou silos, estruturas metálicas utilizadas para armazenar grãos, em quatro fazendas localizadas no município de Baixa Grande do Ribeiro, no Sul do Piauí, por falta de segurança. As interdições foram realizadas entre os dias 12 e 16 de maio, após a morte de um trabalhador de 25 anos, por intoxicação ao inalar gases de grãos.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Segundo o auditor fiscal Robson Waldeck, da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Piauí, as fazendas descumpriam normas relacionadas ao trabalho em espaços confinados, como a disponibilização de dispositivos que consigam medir a concentração de gases tóxicos.
"Em virtude do acidente, a gente teve que fazer a investigação e, em consequência, esse tipo de trabalho foi interditado, por conta da caracterização do grave e iminente risco para os trabalhadores", iniciou.
"São dois riscos enfrentados pelo trabalhador no espaço confinado. Você tem ali a emanação de gases tóxicos, como o monóxido de carbono, o sulfeto de hidrogênio, o dióxido de nitrogênio. Pode ser perigosíssimo para o trabalhador. E também pode ter a criação da chamada atmosfera explosiva, oriunda daquela poeira que sai dos grãos. Misturada com oxigênio e se tiver alguma fonte de ignição, termina explodindo", completou.
Além dos dispositivos para medição, o MTE defende o treinamento de trabalhadores e a presença de equipes de resgate, aptas a atuar em caso de acidentes de trabalho.
Morte de jovem de 25 anos
Um jovem de 25 anos trabalhava no fosso do elevador de um silo e morreu por intoxicação ao inalar gases de grãos enquanto tentava ajudar um colega que passava mal - também devido aos gases. O acidente aconteceu em 19 de abril deste ano.
"Um dos trabalhadores que estava embaixo passou mal e ele, na tentativa de salvar, desceu. Só que ele deve ter inalado mais gases e terminou falecendo. O outro escapou", comentou.
A vítima morava no povoado Almécegas, zona rural de Baixa Grande do Ribeiro, e não teve o nome divulgado.
LEIA TAMBÉM:
Piauí tem alta de quase 400% em acidentes graves de trabalho em cinco anos e registra nove casos por dia
Em acordo, empresas aceitam pagar R$ 230 mil de indenização social por mortes de dois trabalhadores vítimas de desabamento
Silos de quatro fazendas no Piauí são interditados após morte de trabalhador por inalação de gases de grãos
Divulgação
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no Twitter
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube